Voltar a separar os dois apartamentos que constituem uma só casa, transformando-os assim em dois novos e modernos apartamentos com a finalidade de alojamento local e resolver um problema do esgoto doméstico dos prédios a montante (onde este prédio também liga e segue para jusante fazendo a ligação de outros prédios) que passa sobre estes causando frequentes inundações dentro de casa
- O primeiro trabalho a executar foi a reparação do esgoto. Como fomos acompanhando as sucessivas inundações, tínhamos quase a certeza do local onde se situava a fuga no subsolo que se veio a confirmar.
- Verificamos que alguém tinha partido a manilha de grés na parte superior para aí ligar o esgoto da casa de banho.
- A solução encontrada foi colocar a descoberto cerca de 2 metros da tubagem e toda a envolvente garantindo que esta ficasse com 40 cm de espessura à volta da manilha. De seguida procedemos ao encapsulamento do tubo de esgoto com Mapefil P da Mapei (mantendo a "tampa" de alumínio) no seguinte esquema da Mapei: Aplicação de cordão expansivo Idrostop Soft colado ao grés com silicone Mapeproof Swell e aplicação prévia de primário de aderência Eporip.
- No primeiro apartamento demolimos grande parte da parede de entrada para a futura cozinha criando assim mais espaço (visual) e melhorando a iluminação do corredor.
- As paredes afectadas por problemas de humidade ascendente (anteriormente picadas) foram revestidas com forra de Pladur aplicado sobre estrutura metálica para criar uma caixa-de-ar e de drenagem, fechando assim, também, a passagem entre apartamentos.
- O pavimento da cozinha foi revestido com mosaico hidráulico "Kerion" e o pavimento existente em madeira foi afagado e logo envernizado para ficar no tom mais claro (antes da oxidação) da madeira.
- Fornecemos e colocamos a cozinha e respectivos electrodomésticos e revestimos a parede com azulejo Primus Victória biselado, entre os móveis inferiores e superiores. Por fim todo o apartamento foi pintado com Vinylmatt da CIN.
- No segundo apartamento e após a conclusão do trabalho no esgoto retiramos o azulejo que cobria uma das paredes estucando a mesma de seguida, modificamos ligeiramente as dimensões na envolvente da janela onde viria a ficar o lava-louça.
- Para regularizar o pavimento executamos uma betonilha e forramos a parede que tinha problemas com humidades ascendentes com painel ladrilho British Blanco em Poliuretano.
- Na casa de banho demolimos a banheira e colocamos novos azulejos sobre os azulejos existentes e na parede do fundo (como que a dar continuidade ao pavimento) colocamos granito Pedras Salgadas idêntico ao chão.
- A banheira foi substituída por um polibã e um único vidro bastou como resguardo.
- O móvel na parte inferior da bancada do lavatório foi retirado e substituído por uma prateleira. Estas pequenas alterações introduziram na casa de banho espaço virtual e claridade.
- Em todo o open space foi colocado um pavimento vinílico da Torlys, tipo "Everwood" cujo conforto e toque mais parece madeira que vinil.
- No antigo vão de passagem entre apartamentos foi colocado um roupeiro com porta de correr à face da parede e a cozinha bem como os electrodomésticos foram especialmente desenhados e concebidos para o espaço disponível.
- Por último todo o apartamento foi pintado com Vinylmatt da CIN.
- Projecto: Projecto: Reabilitação e remodelação de dois apartamentos na R. da Páscoa - Lisboa.
- Autor: Espaço R
- Cliente: Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
Testemunhos
Nota da administração:
A prova de que um cliente está satisfeito é a entrega de mais obras, sendo esta um dos casos.
O testemunho de Miguel Borges de Sousa pode ser visto (dono desta obra) pode ser visto nas obras:
Remodelação das instalações da escola – CIAL, Lisboa
Requalificação do escritório – CIAL Lisboa
Ambas na página dedicada a lojas e escritórios.
Vitor Monteiro - Administrador