A ideia foi de acrescentar uma divisão com conforto e acesso adequado ao restante apartamento, assim:
- Começou-se por demolir toda todo o forro existente deixando toda a estrutura de madeira que suporta o telhado à vista. Com esta actividade executada foi então possível dimensionar o novo espaço procedendo de seguida à abertura para a nova escada e ao desmonte da escada de acordeão existente e fecho da laje nesse local.
- Como a área aumentou foi necessário executar uma betonilha de nivelamento ao pavimento existente e de seguida começou-se a construir as paredes que foram executadas com perfilaria metálica de 70 mm de largura, habitualmente utilizada em “Pladur”. Essa estrutura metálica foi chapeada em cada um dos lados com chapas de OSB 3 de 15 mm, tendo entre elas um forro em lã de rocha com 60 mm de espessura e uma densidade de 70Kg/m3.
- Para a execução do tecto horizontal foram colocados barrotes de madeira tratada, aparafusados às varas do telhado bem como foram cortadas e reforçadas nas dimensões adequadas as varas onde mais tarde se colocariam as clarabóias.
- Para forro do tecto (horizontal ou inclinado) utilizou-se Roofmate com 40 mm de espessura colocado em 2 camadas. Uma primeira camada foi colocada entre varas, sendo a segunda camada colocada em contínuo por baixo da primeira. Por sua vez esta segunda camada foi forrada com o mesmo OSB utilizado nas paredes.
- Para os acabamentos foram escolhidos os seguintes materiais:
- Paredes e tectos – “Pladur” Hidrófugo barrado e pintado com primário EP/GC 300 e tinta Vinylmatt da Cin.
- Pavimento – “Wicanders” Cork Go Atraction.
- Clarabóias - Velux 78 x 98 MK04 GGL3050.
- Escada, guarda da escada e rodapés - desenhados e fabricados por nós em madeira maciça de “Casquinha” envernizada com Verniz incolor mate da Robbialac.