- A cozinha e o wc foram totalmente remodelados, conforme as exigências da vida moderna utilizando mobiliário de cozinha de marca consagrada, loiças sanitárias “Cifial” bancadas em “Silstone” e revestimentos das paredes em “Silstone” e pastilha (mosaico) italiana.
- A disposição dos espaços interiores foi ligeiramente alterada. Duas divisões foram transformadas numa só, dando origem ao quarto do casal. Uma das portas que dava para o corredor foi mudada de local de forma a obter maior privacidade no quarto e a uma configuração mais adequada à colocação do roupeiro, bem como a uma vista do corredor contínua e sem interrupções.
- Devido à necessidade de reformular as infra-estruturas (electricidade, águas e esgotos) e aplicar ar condicionado, colocaram-se tectos falsos em gesso cartonado “Pladur” dotando-se assim o apartamento de iluminação específica para cada espaço.
- Para um melhor aproveitamento térmico substituíram-se as janelas antigas em madeira, por vãos em PVC de vidro duplo e ruptura térmica com o mesmo desenho das existentes.
- De resto seguiu-se a traça dos acabamentos existentes reparando as superfícies e pintando-as com cores apropriadas à captação de luz ou ao conforto visual.
- Autor: Espaço R
- Cliente: Particular
- Intervenção: Tratando-se de um prédio Pombalino de planta estreita a intervenção procurou dotar o apartamento de luz na sua área central beneficiando ao mesmo tempo a área do quarto de casal.
Testemunho
"Em 2005 comprámos um imóvel próximo do centro de Lisboa, valorizado pela banca em 150.000 €. Tratava-se de um imóvel degradado, com problemas de natureza estrutural e com uma ocupação de espaço francamente irracional.
Recorremos aos serviços da Espaço R que projectou e nos entregou um espaço absolutamente novo.
Nova avaliação da banca em 2008, já depois de dois anos de utilização, valorizou a casa em 200.000 €.
A Espaço R criou um apartamento moderno no centro de Lisboa e valorizou o nosso património."
Rui Miguel Santos - Proprietário