Escola Casal de Cambra
- Tratando-se de um organismo público afectado por um incêndio, não foi tarefa fácil efectuar a sua recuperação a baixo custo pelo que se tentou reaproveitar ao máximo o existente.
- Quanto ás paredes em geral, todas foram lavadas com jacto de água a alta pressão com mistura de desengordurante. Procedeu-se depois á retirada dos rebocos nas partes que soavam a oco ou que visualmente já estavam semi-soltos e por fim á regularização destas partes com uma argamassa pronta da “Fassa Bartolo” por ser em termos de acabamento final a mais semelhante ás paredes existentes.
- Para finalizar as paredes foram pintadas com “Rep” da Robbialac na cor escolhida sendo que a escolha da qualidade da tinta era importante devido ao uso. Assim com esta escolha garantia-se que as paredes respiravam (muito importante) e simultaneamente tinham algum poder repelente mas sobretudo poderiam sempre ser lavadas com excelente resultado.
- Para a papelaria em concreto foi feito um pequeno projecto onde se alterou um pouco a disposição interior mas sobretudo o mesmo visou o mobiliário bem como as necessidades energéticas futuras.
- Assim um vão foi fechado com tijolo e reboco e no outro colocou-se uma porta bem como se colocou uma nova janela de alumínio em substituição da antiga retirada pelos bombeiros.
- O murete que sobrou do antigo balcão foi demolido, o pavimento existente regularizado (após a passagem da tubagem de electricidade que iria alimentar o balcão) e colocou-se um pavimento flutuante da marca “KronoSwiss” com 7 mm de espessura.
- O mobiliário executado á medida e a compartimentação (em alumínio e vidro) da zona de atendimento e entrada para o interior da papelaria foram montados e as instalações eléctricas executadas em calha DPL foram finalizadas.
- Por fim e em todo o piso 0 as luminárias nos tectos foram substituídas por novas e mais modernas luminárias o que proporcionou imediatamente uma melhor iluminação com metade da potência anteriormente instalada.
- Autor: Espaço R
- Cliente: Agrupamento Escolar Prof. Agostinho Silva
- Intervenção: Recuperar a papelaria e as paredes interiores afectadas por un incêndio.
Testemunho
"Após consultar diversas empresas, com o objectivo de se recuperarem espaços danificados por incêndio (papelaria e zonas públicas do Bloco A da Escola), a escolha recaiu sobre a Espaço R, por ter apresentado um orçamento rigoroso, detalhado e com um custo competitivo.
A Espaço R demonstrou sempre grande disponibilidade, oferecendo uma total liberdade de ideias e escolha de materiais, não deixando porém, de apresentar a sua preciosa opinião sobre os mesmos.
A Espaço R executou os trabalhos no prazo contratado, com bons resultados, tendo preenchido todos os requisitos."
Prof. Maurílio Silva - Subdirector